Manual Conversão de Arquivos Linear

I. PREPARAÇÃO DO ARQUIVO PARA CONVERSÃO:

  • Pegar o arquivo do cliente LINEAR. Esse arquivo precisa obrigatoriamente estar na extensão .csv.
  • Abrir o arquivo do cliente no excel. Caso o arquivo venha com as informações concentradas em apenas uma coluna você:
  • Selecione a coluna que contém as informações;
  • Clique em “Dados” e em “Texto para colunas”;

 

  • Assim que abrir a janela, selecionar “Delimitado – Caracteres como vírgulas ou tabulações separam cada campo”
  • Clique em “Avançar”

 

  • Selecione os campos “Guia”, “Vírgula” e preencha o campo da direita com “aspas duplas”, em seguida, ao visualizar os campos já separados, clique em “Concluir”.

 

 

  • Ao abrir o arquivo, confira os dados do cabeçalho com os dados a seguir:

Para garantir que o cabeçalho ficará correto siga os seguintes passos:

                1- Copie o cabeçalho do cliente e cole dentro da pasta dele no público.
                2- Cole nosso cabeçalho padrão no arquivo do cliente (a seguir se encontra o arquivo do cabeçalho padrão para você baixar).
                3- O índice de PISCOFINS vem do cliente enumerado. Copie os índices do cabeçalho do cliente no índice do cabeçalho padrão já no arquivo para que façamos as relações corretas entre os índices do cliente e nosso arquivo.

Abaixo o link para baixarem o modelo do cabeçalho que usamos.

http://fgfrevisaofiscal.com.br/wp-content/uploads/2021/03/CABECALHOPADRAOLINEAR.xlsx

 

  • Caso tenha que alterar alguma informação do cabeçalho, anotar a informação para orientar o cliente na entrega do arquivo para o cliente.
  • Ao concluir as alterações, apenas clique em salvar e não modifique o formato do arquivo, ele deve estar em .csv.

II.  CONVERSÃO DO ARQUIVO LINEAR EM ARQUIVO PADRÃO FGF:

 

 

  • Ao entrar na página, clicar em ADICIONAR REGISTRO.

 

  • Em seguida, abrirá a janela a seguir:

 

– Sistema: esse campo deverá constar o nome do Sistema retaguarda do cliente.

– Formato: esse campo deve conter o formato do arquivo enviado pelo cliente que será anexado. Ex.: .csv

– Data: Data do registro

– Código Revisão: esse campo não será preenchido nesse momento, apenas depois da revisão pronta.

Arquivo – Escolher arquivos: Selecione o arquivo do cliente que acabou de tratar.

Salvar – Clique em salvar.

 

Ao adicionar o registro, a tela aparecerá com status “Pendente” em vermelho, assim:

 

 

  • Clique no disquete azul a direita para processar esse registro.
  • Depois de processado a tela aparecerá com o Status “Processado” em verde, e também surgirão mais dois botões:

 

  • Ao clicar no primeiro botão, azul, abrirá uma nova aba com uma prévia dos dados da planilha para conferir se o formato está correto, já no modelo padrão FGF. Nesse campo é possível clicar no botão verde acima e baixar o arquivo.
  • Ao clicar no último botão, azul escuro, o arquivo no modelo Planilha FGF será baixado automaticamente. Esse processo é demorado!!!
  • Confira se o formato do arquivo está em .xls.
  • O botão verde sempre será utilizado para processar.
  • Com o arquivo pronto, suba o arquivo no Site Revisão normalmente, e revise os dados.

III.  PREPARANDO O ARQUIVO PARA RETORNAR AO CLIENTE – APÓS A CONCLUSÃO DA REVISÃO

 

 

  • Ao entrar clique em editar o registro criado por você no início desse processo, antes de criar a revisão. O BOTÃO DE EDIÇÃO FICA DO SEU LADO ESQUERDO DA TELA.

 

  • Em seguida, abrirá a janela a seguir:

 

ESSE É O MOMENTO DE CADASTRAR O ID DA REVISÃO EQUIVALENTE AO REGISTRO.

 

– Código Revisão: Preencher com o id da revisão do cliente realizada no Sistema.

Salvar – Clique em salvar.

 

Ao adicionar o registro, a tela aparecerá com status “Pendente” em vermelho, assim:

 

 

  • Clique no disquete azul a direita para processar esse registro.
  • Depois de processado a tela aparecerá com o Status “Processado” em verde, e também surgirão mais dois botões:

 

  • Ao clicar no primeiro botão, azul, abrirá uma nova aba com uma prévia dos dados da planilha para conferir se o formato está correto, já no modelo padrão FGF. Nesse campo é possível clicar no botão verde acima e baixar o arquivo.
  • Ao clicar no último botão, azul escuro, o arquivo no modelo LINEAR será baixado automaticamente. Esse processo é demorado!!!
  • Confira se o formato do arquivo está em .csv.
  • O botão verde sempre será utilizado para processar.

IV. PREPARANDO O ARQUIVO PARA O RETORNO AO CLIENTE

  • Abrir o arquivo que foi extraído do ADM no excel. Esse arquivo virá com as informações concentradas em apenas uma coluna.
  • Selecione a coluna que contém as informações;
  • Clique em “Dados” e em “Texto para colunas”;

 

  • Assim que abrir a janela, selecionar “Delimitado – Caracteres como vírgulas ou tabulações separam cada campo”
  • Clique em “Avançar”

 

  • Selecione os campos “Guia”, “Vírgula” e preencha o campo da direita com “aspas duplas”, em seguida, ao visualizar os campos já separados, clique em “Concluir”.
  • Ao abrir o arquivo, cole o cabeçalho do cliente novamente no arquivo exatamente como o cliente enviou!!!
  • Caso tenha que alterar alguma informação do cabeçalho por motivo de erro de tributação da parte do cliente, anotar a informação no ticket para o atendimento informar ao cliente a importância de corrigir essa informação em seu sistema.